segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cracovie

Et l'après-midi, nous avons visité Cracovie, une ville universitaire, qui n'a pas été détruite pendant la guerre, puisqu'elle était utile aux Allemands.

2 comentários:

  1. Madame le professeur,
    Je vous remercie de votre message en ce beau jour. J'éspere que tout soit bien déroulé au long de ce voyage et que malgré la fatigue, vous passez une aventure formidable.
    Je vous souhaite un excellent séjour avec Katarina et les filles.
    Cordialement,
    Alcina

    ResponderEliminar
  2. grande praça central de Cracóvia (Rynek Glowny)serviu para os mais variados propósitos: de revoltas populares e execuções públicas a pronunciamento de reis e visitas do Papa.

    Símbolo maior da arquitetura polaca, a imponente Bazylika Mariacka (Basílica de Santa Maria - na 1ª foto) pontifica a um dos cantos da deslumbrante Rinek Glowny (um quadrado com 200m de lado!!!), sendo que a sua influência ultrapassa o limitado alcance do sentido vista, prolongando-se no sentido audição.

    Tudo leva a crer que no já longínquo ano de 1241 Cracóvia foi poupada a uma invasão dos tártaros pelos sentidos bem despertos de um bombeiro, providencialmente apetrechado com um clarim.
    O bombeiro, medieval e patriota, entrou para a História por estar acordado, ver bem ao longe, e ser senhor de um apreciável fôlego.
    Mal descortinou as hordas tártaras, na linha do horizonte, o bombeiro desatou a soprar no clarim, acordando a cidade a tempo de ela se defender do invasor.
    Este episódio acabou em bem para Cracóvia, que rechaçou o invasor, mas mal, mesmo muito mal, para o corneteiro, cujo toque e vida foram tragicamente interrompidos quando uma certeira flecha tártara lhe trespassou o pescoço.
    Em homenagem a este feito a passagem das 24 horas do dia é assinalada por um toque de clarim (interrompido, como é bom de ver) executado na janela da mais alta das torres (completamente assimétricas, uma mais alta - 81 metros, do que a outra - 69 metros)da Basílica de Santa Maria (Bazylika Mariacka - na 1ª foto).

    ResponderEliminar