sábado, 12 de maio de 2012

Ce matin, nous faisons une séance étude

Après une excellente nuit, nous avons réservé du temps pour étudier un petit peu: Portugais, Mathématiques et Français. Nous remercions le professeur de Portugais, Joana Costa et Léandro, qui nous ont envoyé du matériel. Bon week-end à tous.

2 comentários:

  1. Às professoras “Isabeis” quero agradecer, em nome dos pais, o excelente profissionalismo e empenho ao longo destes 3 anos. Sem elas o Projeto da Secção Europeia não teria funcionado.
    À professora Isabel Ferreira quero agradeço a dedicação, a disponibilidade, a responsabilidade, o espírito de sacrifício e a seriedade, que ao longo destes dias (já são muitos) tem demonstrado. Tem conseguido ultrapassar todos os obstáculos, tomar conta das “nossas meninas”, manter a alegria e a unidade do grupo, atualizar constantemente este blog tão bem construído etc.
    Aos restantes professores agradeço a disponibilidade em alterar testes, fazer novos testes, enviar apontamentos etc.
    Também aos alunos do 9ºD, em especial à Joana Costa e ao Leandro, agradeço a amizade e solidariedade pelo envio dos materiais necessários para o estudo de Português.
    Parabéns, e em nome dos pais, “obrigados” a todos!

    ResponderEliminar
  2. Enquanto professora de DNL (História) do Projeto da Secção Europeia do 9ºD cumpre-me dizer que gostaria que toda a turma tivesse tido a oportunidade de participar nesta iniciativa do Comboio dos 1000. Infelizmente, apesar dos esforços incansáveis da professora Isabel Ferreira, tal não foi possível. Assim, a turma foi muito bem representada por estas seis meninas que têm vindo a demonstrar um bom desempenho, responsabilidade e dedicação.
    Na realidade, elas e a restante turma estão de parabéns. Por um lado, porque através da Elisa, da Inês, da Katarina, da Mafalda, da Raquel e da Sílvia a turma manteve-se associada ao “Comboio dos 1000”, num espírito de partilha e de solidariedade. Por outro lado, porque indo ao encontro de Auschwitz-Birkenau, o 9ºD foi ao encontro dos testemunhos vivos da História.
    Assim, a História manteve-se viva e veio ao encontro do presente de forma a melhorar o futuro das novas gerações, no qual o Parlamento Europeu terá certamente o seu papel/responsabilidade. Com o “Comboio dos 1000”, a História perdeu o carater longínquo e distante e veio ao encontro das mentes e corações dos que a estudam.
    Tudo isto foi possível graças ao Projeto da Secção Europeia que, de facto, é exigente. Mas porque é exigente é enriquecedor e permite aos alunos aprenderem e “crescerem” a variados níveis, pois sem trabalho nada ou pouco se consegue.
    No que diz respeito à disciplina de História, este projeto abre possibilidades que nos currículos das outras turmas não podem ser exploradas e rentabilizadas. Em primeiro lugar, pensar História numa língua diferente da materna alarga os horizontes mentais, o que facilita o desenvolvimento da multiperspetiva e empatia históricas. Em segundo lugar, é verdade que leccionar História em francês exige, por parte das professoras envolvidas, muita dedicação e um cuidado reforçado na pesquisa e preparação de materiais diversificados, complementares, sincréticos, claros, que tenham sempre presentes as três competências pilares da disciplina no 3º ciclo: tratamento e utilização de informação; compreensão histórica e comunicação em história. Todavia, o projeto permite aceder a um leque muito mais variado de materiais/recursos e estratégicas pedagógicas que facilitam em muito o desenvolvimento das referidas competências. Em terceiro lugar, tem-se a possibilidade de investir em atividades que enriquecem em muito os discentes ao nível dos conteúdos, permitindo a consolidação e aprofundamento de certos temas, e ao nível das competências históricas, sociais e cívicas.
    Quanto à articulação entre a História e a Língua Francesa, é de sublinhar o espírito de parceria a que o Projeto obriga, entre os alunos e entre as professoras envolvidas, no sentido de conjugar esforços, definir objetivos, estratégias e atividades comuns. A professora Isabel Ferreira tem sido incansável, ativa e muito atenta a todas as componentes, científicas, sociais, humanas que se cruzam no Projeto da Secção Europeia, sacrificando, com frequência, a sua vida pessoal a favor deste projeto. Isto porquê? Porque acreditamos nele e em tudo o que ele tem de positivo para os alunos. Assim, no que me diz respeito, também eu devo agradecer à Professora Isabel Ferreira toda a sua dedicação, colaboração, esforço, paciência, preocupação constante …
    De lembrar ainda que esta parceria e partilha só foi possível numa escola dinâmica que procurou responder de forma cabal às necessidades do projeto, combinando horários, atribuindo salas com os recursos necessários, disponibilizando e flexibilizando tempos letivos, acompanhando de perto o projeto.
    Por fim, uma palavra de agradecimento aos pais por terem acreditado e confiado, também eles, no projeto, mesmo nos momentos de maior exigência e dedicação.
    Esta mensagem já vai longa… perdoem-me…, mas encarem-na como uma reflexão e uma forma de estar convosco, com a turma e com os pais, nestas últimas horas do “Comboio dos 1000”.

    ResponderEliminar